Total de visualizações de página

sábado, 13 de novembro de 2010

milhões de muçulmanos vão à peregrinação. Autoridades temem Al Qaeda

País espera até 2,5 milhões de fiéis na cidade de Meca durante o fim de semana. Arábia Saudita está em alerta e teme um possível ataque da rede extremista Al-Qaeda.

De acordo com a fé islâmica, todo muçulmano que tenha condições de saúde e meios financeiros deve fazer a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida. O ponto alto da celebração é a chegada ao monte Arafat, na próxima segunda-feira (15).

 

As autoridades sauditas esperam até 2,5 milhões de peregrinos em 2010 e, por isso, reforçaram a segurança nos locais mais frequentados pelos fiéis. Os arredores da Grande Mesquita de Meca, a esplanada do Nobre Santuário e os caminhos que levam ao monte Arafat são especialmente vigiados.

Além da preocupação com a possível ameaça terrorista da rede Al Qaeda, as forças de segurança sauditas tentam evitar os tumultos e correrias que, em anos anteriores, deixaram milhares de mortos.

A peregrinação a Meca é considerada um dos cinco pilares da fé islâmica. Os outros quatro são a profissão de fé, a oração, a contribuição de purificação (doação aos necessitados) e o jejum no mês sagrado do Ramadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário